segunda-feira, 23 de abril de 2012

Profissões: Engenharia Ambiental e Sanitária

Olá galera!! O tema de hoje é para discutir sobre uma dúvida que diversas vezes surge em nossas cabeças, que carreira devo seguir? Durante uma conversa na escola surgiu uma dúvida " Qual a área de atuação de um Engenheiro Ambiental?". Teremos um post por semana falando sobre uma profissão diferente.  Então hoje vamos falar sobre as diversas opções de cursos que atuam na área de Meio Ambiente e Ciências Agrárias.


Meio Ambiente e Ciências Agrárias

Bacharelado

Tecnológicas

Bacharelado Interdisciplinar


Engenharia Ambiental e Sanitária

Bacharelado



É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Para isso planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo. Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas. Esse profissional é responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias. Em agências de meio ambiente e em polos industriais, controla, previne e trata a poluição atmosférica. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias.

O mercado de trabalho

O mercado está bastante aquecido para o engenheiro ambiental. "Se antes o concurso público era a única ou a melhor solução para a carreira do egresso, hoje o setor privado oferece excelentes oportunidades", explica Eduardo Mario Mendiondo, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da USP, em São Carlos (SP). O governo federal começa a investir em obras de saneamento no país, e as empresas que executam os trabalhos têm grande demanda pelo engenheiro ambiental. Além disso, usinas termoelétricas, indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, siderurgia e de papel e celulose) e grandes obras de infraestrutura (rodovias e ferrovias) buscam cada vez mais o profissional para o controle de poluição e fiscalização de projetos. O mercado de crédito de carbono, mecanismo instituído com a finalidade de reduzir os níveis de poluição global, pode vir a ampliar as possibilidades para o graduado. O especialista em tratamento de efluentes industriais pode ter boa chance de colocação. No setor público, as vagas estão em prefeituras, órgãos do meio ambiente, como o Ibama, e empresas estatais que atuam nas áreas de tratamento de esgoto e conservação e recuperação de áreas degradadas. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem aberto vagas na área de estudos climáticos. No setor privado, o profissional pode trabalhar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias, como as da área de exploração de petróleo. O engenheiro ambiental tem oportunidades em empresas de consultoria e auditoria ambiental que atendem à demanda de serviços por parte de construtoras, em geral. O graduado é solicitado ainda para trabalhos em equipes multidisciplinares, em que faz estudos de impacto ambiental. As oportunidades são maiores no Sul e Sudeste, em áreas de concentração industrial ou agrícola. Na Região Norte, esse engenheiro é procurado para trabalhar no segmento de mineração e na gestão de recursos naturais que envolve a instalação de sistemas de tratamento de efluentes e a busca da certificação ISO 14.000, relativa aos cuidados com o meio ambiente. Nordeste e Centro-Oeste têm menos ofertas, mas também carecem de mão de obra especializada, o que aumenta as chances de contratação. "Hoje, essa diferença de demanda da mão de obra localizada tem menos impacto, pois, como muitos serviços são contratados via concorrência, seja para o setor público, seja para o setor privado, temos visto empresas instaladas em uma região pegando obras em outras", diz o coordenador Eduardo Mario Mendiondo. Como o mercado está bastante aquecido, poucos profissionais têm voltado às universidades para fazer mestrado e doutorado. Portanto, há vagas também para quem quiser investir na carreira acadêmica e dar aulas em universidades.

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso

O currículo é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera, hidráulica ambiental e recursos hídricos, a avaliação de impactos ambientais, entre outros. A realização de estágio é obrigatória, assim como a apresentação de um projeto de conclusão de curso, que é desenvolvido nos três últimos períodos da graduação.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Eng. Amb.; Eng. Amb. e Energética; Eng. Amb. e Energias Renováveis; Eng. de Rec. Hídricos e do Meio Amb.; Eng. Sanitária Amb.; Eng. Sanitária e Amb.

O que você pode fazer

Bioprocessos e biotecnologia

Avaliar os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente. Criar mecanismos para diminuir ou suprimir os impactos ambientais na produção industrial.

Controle de poluição

Reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente. Monitorar a qualidade da água e fiscalizar a emissão de gases que prejudicam a qualidade do ar.

Planejamento e gestão ambiental

Elaborar relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais. Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs. Estudar meios de reutilização de resíduos, para otimizar a produção e reduzir gastos.

Recuperação de áreas

Desenvolver e executar projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.

Recursos hídricos

Racionalizar a exploração de rios e reservatórios, controlando a qualidade e a quantidade de água consumida.

Saneamento

Projetar, construir e operar sistemas de abastecimento de água e de coleta, transporte e tratamento de esgoto, lixo doméstico e resíduos industriais. Montar sistemas de drenagem para prevenir enchentes.
E aí gostaram? ;D 
Boa segunda!!!


0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Archive

Amigos